• Details
  • Gallery
  • Tags
  • More

Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo no Ateliê Aberto e Casa do Sol

Home  /  País  /  Brasil  /  Current Page

A Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst e o Ateliê Aberto, ambos situados/localizados em Campinas (SP), realizam entre 17 de maio e 27 de julho de 2013 o projeto “Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo”, composto por residência artística, exposição e publicação. Cinco artistas brasileiros de diferentes estados, Paulo Meira (PE), Nazareno (SP), Divino Sobral (GO), Thiago Martins de Melo (MA) e Adir Sodré (MT) foram convidados a mergulhar na vida e obra da escritora Hilda Hilst afim de produzirem trabalhos e conteúdos inéditos, desdobrados em uma exposição no Ateliê Aberto e um publicação gratuita, criada pela designer Daniela Brilhante (PE). O projeto é uma curadoria conjunta entre o Instituto Hilda Hilst, o Ateliê Aberto e a curadora e critica de arte Ana Luisa Lima, editora da revista Tatuí.

Selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte 9ª edição, “Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo” é uma evocação à série de poemas reunidos no livro “Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão” (1974). Publicada em plena ditadura, a obra utiliza vozes masculinas como repertório poético-político no qual a escritora estava imersa naquele momento. Nesse sentido, os cinco artistas convidados e suas criações passam a representar as vozes políticas contemporâneas de Hilda Hilst.

O objetivo do projeto é o ponto de convergência de duas expressões artísticas, que ao encontrarem a profundidade e contexto da obra de Hilda Hilst, anseiam por diálogos. Os artistas serão submetidos a uma rica programação que prevê visita ao Centro de Documentação Alexandre Eulálio – CEDAE/Unicamp (que abriga todos os diários e vários originais da escritora), dois encontros com os artistas e momentos de imersão e experimentações do grupo de residentes e demais profissionais envolvidos com o projeto.

Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst

Localizada a 20 km do centro de Campinas em meio à natureza, a casa em que Hilda Hilst viveu a maior parte de sua vida tem uma área de 9.000 m² e jardins tombados como patrimônio histórico, possui bibliotecas com acervo de mais de 6.000 mil publicações e todos os títulos publicados pela escritora, inclusive escritos particulares. Além do acervo, a casa, o mobiliário e a decoração possibilitam um mergulho dos artistas no universo da escritora.

Ateliê Aberto

Desde 1997, é um organismo auto-gerido e inter-dependente voltado para a cultura contemporânea. Localizado na zona central de Campinas, o espaço de 300 m² de área construída, possui ateliê, galeria, sala multiuso, sala de projeção, jardins e biblioteca. Além de toda infra-estrutura necessária para dar suporte aos processos dos artistas. É coordenado por Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira.

 

Programa

Residência na Casa do Sol

De 17 de maio a 16 de junho de 2013

Encontros com os artistas

01 de junho de 2013, das 16h às 18h30 – na Casa do Sol – IHH

14 de junho de 2013, às 18h – no Ateliê Aberto (abertura da exposição)

Exposição no Ateliê Aberto

Abertura – dia 14 de junho, das 19h às 22h

De 16 de junho a 27 de julho de 2013

Visitação: de segunda a sexta das 14h às 19h

Visitas monitoradas sob agendamento prévio pelo telefone 19. 3251 7937 ou pelo e-mail inscricao@atelieaberto.art.br

Lançamento da publicação

27 de julho de 2013 – das 16h às 22h na Casa do Sol

 

Serviço

Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst

Rua João Caetano Monteiro, s/n, Chácara Casa do Sol, Parque Xangrilá, Campinas, SP, tel. (11) 3257-1076. http://www.hildahilst.com.br

 

Ateliê Aberto

Rua Major Sólon, 911, Cambuí, Campinas, SP, tel. (19) 3251-7937. www.atelieaberto.art.br

 

Realização

Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal

 

Realização

 

 


Leave a Reply