• Details
  • Gallery
  • Tags
  • More

Código Aberto: Módulo II – CORPO | ATELIÊ ABERTO

Home  /  País  /  Brasil  /  Current Page

MÓDULO II – CORPO

julho, agosto e setembro de 2014

 

workshop e ocupação – RODRIGO BRAGA (AM) – artista convidado

CineCaverninha – ANDRÉ SEVERO (RS) – curador convidado

sonZeira – DJ BARATA (SP) – artista convidado

 

Rodrigo Braga, Comunhão I, 2006 (fotografia 50x75cm)

Comunhão – Rodrigo Braga [2006]

Partindo do corpo enquanto território a ser explorado, o segundo módulo do projeto Código Aberto traz o artista Rodrigo Braga para a residência no Ateliê Aberto. No intuito de abrir seu processo criativo para o público, o artista propõe um workshop prático e teórico, que parte de ações com os participantes para construção de imagens em que o corpo, para além de seu aspecto fisiológico, é propositivo, interferindo e trazendo novos sentidos à imagem. Além do workshop, o artista desenvolve uma ocupação no espaço, composta por uma exposição na galeria e uma intervenção na fachada do Ateliê Aberto.

Na abertura da ocupação, o DJ Barata assume o projeto sonZeira, com proposições musicais que dialogam com o trabalho de Rodrigoe a temática do módulo. Durante o período de visitação da exposição, André Severo faz a curadoria do CineCaverninha, mostra audiovisual no porão do Ateliê Aberto, e participa de uma Conversa Aberta com o público.

 

Curta e acompanhe a página do projeto:

www.facebook.com/abrindocodigos

 

 

 

RESIDÊNCIA

Rodrigo Braga (artista convidado)

7 de julho – 22 de julho

 

 

WORKSHOP

 

O corpo como atitude e a imagem técnica, com Rodrigo Braga

15, 16, 17 e 18 de julho | 14h – 18h

 

inscrição e mais informações: inscricao@atelieaberto.art.br

duração: 16 horas

vagas: 15

gratuito

 

Considerando o corpo para além do fisiológico e não apenas como auto-imagem, este workshop pretende munir os interessados com conteúdos de práticas artísticas que levem em conta a utilização do corpo eminentemente enquanto atitude artística. Seja através de performances ou construções de cenas com o corpo, será considerado o uso de dispositivos de câmeras fotográficas e/ou filmadoras em criações autorais. As discussões seguirão em torno do poder da imagem enquanto linguagem e expressão artística, explorando seu potencial para além do simples registro.

Estruturada a partir de apresentações de slides de obras de artistas nacionais e internacionais, que versam sobre o corpo e sua imagem (seja em movimento ou estático, seja o corpo humano ou não humano), a oficina analisará os imbricamentos da fotografia e do vídeo no contexto das artes visuais desde seus usos mais estabelecidos até os dias atuais, quando, inclusive, hibridismos com outras linguagens se tornam mais comuns. O artista por trás e na frente da câmera e sua atitude enquanto criador, subvertendo e ampliando o poder do equipamento.

Todo conhecimento dos participantes, que sejam pertinentes às discussões, serão incorporados no sentido de gerar conversas horizontais e construtivas. Os exercícios práticos serão de caráter experimental, onde todo risco e erro também são bem-vindos.

Público alvo: qualquer interessado, acima de 16 anos, com alguma experiência em fotografia e/ou linguagens artísticas.

OCUPAÇÃO

ABERTURA

21 de julho | 19h – 22h

entrada gratuita

sonZeira: DJ Barata (SP)

 

VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

seg a sex | 14h -19h | 22 de julho – 5 de setembro

Para agendamento em outros dias e horários:

atendimento@atelieaberto.art.br

 

CINECAVERNIHA

21 e 22 de agosto

Curadoria: André Severo

Conversa aberta com o curador: 22 de agosto

 

 

 

Ateliê Aberto

www.atelieaberto.art.br

atendimento@atelieaberto.art.br

+55 19 3251 7937

Rua Major Solon, 911 – Cambuí

CEP 13024-091| Campinas – SP – BR

 

desejo_eremita_03-Rodrigo_Braga

Desejo Eremita – Rodrigo Braga

Rodrigo Braga

Nascido em Manaus em 1976, logo mudou-se para Recife, onde graduou-se em Artes Plásticas pela UFPE (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999 e em 2012 participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 2009 recebe Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2012 o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular e em 2013 o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie – Paris.

www.rodrigobraga.com.br

 


Leave a Reply