• Details
  • Gallery
  • Tags
  • More

lançamento do livro Diretório de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas – América Latina. Curitiba, Brasil

Home  /  País  /  Brasil  /  Current Page

DIRECTORIO_GESTIONES_AUTONOMAS_presentacion_libro_seminario_curitiba

O livro trilíngue (espanhol, português e inglês) intitulado Diretório de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea – América Latina (Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni (editores), Susana Quintero e Kamilla Nunes – 240 páginas) é uma compilação de referências e dados das mais de 200 iniciativas em 18 países que integram a rede. O livro conta também com seis textos de análise sobre a concepção e o desenvolvimento do modelo de trabalho de gestão autônoma de arte contemporânea.

O objetivo da publicação é fortalecer e diversificar a difusão do trabalho de cada um de seus membros, assim como gerar documentação histórica destinada a universidades, centros culturais, centros de documentação e arquivos de arte contemporânea. As 227 iniciativas listadas no Diretório exibem a grande diversidade de atuações quando se trabalha em arte contemporânea, apontando através de seus prolongamentos, coordenações e colaborações, outras formas de se relacionar como sujeitos políticos, grupos e associações.

O lançamento do livro acontecerá no dia 25 de julho às 19h na Bicicletaria Cultural e tem entrada gratuita.

Lançamento do livro Diretório de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea – América Latina 25 de julho de 2014 às 19h na Bicicletaria Cultural – entrada gratuita Rua Presidente Faria, 226 – Centro, Curitiba – PR, 80020-290, Brasil (ao lado da UFPR Santos Andrade) http://bicicletariacultural.wordpress.com Telefone: (41) 3153 0022

mm

Curatoría Forense - Latinoamérica

Curatoría Forense es un grupo multidisciplinario dedicado al arte contemporáneo en América Latina. Sus actividades se iniciaron en 2005 en Santiago de Chile con el objetivo de cubrir la falencia respecto a las posibilidades expositivas de los artistas emergentes chilenos, que no estaban en condiciones de participar en la institucionalidad artística establecida. Por entonces, la misión principal era investigar en el campo curatorial, estableciendo una relación horizontal entre el productor y el curador con el fin de crear nuevas capacidades para la experimentación estética. En 2009 Curatoría Forense se convirtió en una organización nómada centrada en la investigación sobre los procesos de emergencia y consolidación de escenas locales de arte contemporáneo y sobre modelos de trabajo en gestión autónoma en la región. Este cambio implicó una innovación en su metodología de trabajo, así como en la producción de textos y actividades con el fin de entender cómo se produce el arte contemporáneo en comunidades que carecen de recursos o que poseen políticas culturales débiles para con el arte contemporáneo.


Leave a Reply