• Details
  • Gallery
  • Tags
  • More

Curto-Circuito 2014 visita Monte Alegre

Home  /  País  /  Brasil  /  Current Page

logoCurtoCircuito

O Curto-Circuito 2014 visita o bairro Monte Alegre, conjunto arquitetônico de expressivo valor histórico e cultural da cidade de Piracicaba formado por vila de operários e colonos, usina de açúcar e a Capela de São Pedro decorada por Alfredo Volpi em 1938. O Curto-Circuito propõe uma jornada de convivências e reflexões entre artistas e fruidores, vivências e interações com a cidade, seu passado, presente e futuro.

Programação:

10 horas – Visita à Capela com projeção do curta “Capela Monte Alegre” sobre sua construção e pintura.

11 horas – Roda de Conversa sobre as Capelas de São Pedro em Monte Alegre – Piracicaba e Cristo Operário no Ipiranga – São Paulo, o trabalho de Alfredo Volpi em cada uma delas, o contexto das suas construções e como pensar a produção atual – no Circuito Piracicaba – por esta perspectiva, com a mediação da artista visual Luciana Camuzzo.

12 horas – Proposição do Manifesto Curto-Circuito 2014 e lanche comunitário no Salão Monte Alegre casa histórica restaurada com vista para a Usina. Traga um prato de salgado e bebida (nada demasiado), se cada um trouxer um pouquinho teremos um banquete.

14 horas – Passeio criativo pelo bairro (fotografia, desenho etc).

16 horas – Troca-Troca de Arte

O troca-troca é um convite para os artistas participarem com três trabalhos (medindo 24 x 24 cm cada, em papel, sem moldura) e trocá-los entre eles. Os trabalhos deverão ser entregues até dia 28/11, sexta-feira, no Ateliê BA 96 (de 2°a 6° feira, das 9 h às 12 h) – Travessa Maria Maniero, 96 – Terras do Engenho – Piracicaba – SP – Tel.: (19) 3421-4340 ou na Casa do Salgot (de 2°a 6° feira, das 14 às 17 h) – Rua Floriano Peixoto, 2088 – Bairro Alto – Piracicaba – SP – Tel.: (19) 3371-6372. Os artistas de outra cidade podem trazer os trabalhos no dia do evento.

O Curto-Circuito é uma ação do Circuito Piracicaba, plataforma de trabalho colaborativo dos espaços interdependentes e autogeridos da cidade de Piracicaba, no campo das artes visuais, visando ações de visibilidade e sustentabilidade dos seus trabalhos além de configurar um mapeamento dos artistas que circulam em cada um destes pontos. Visa manter estas atividades, espaços e artistas em estreito contato e comunicação com o sistema de arte no geral, através de duas ações principais: Open Studio e Curto-Circuito. No Open Studio, artistas da cidade são convidados a participar de um ciclo semanal de visitas aos seus lugares de produção, estejam configurados como ateliês ou não, para um acompanhamento de processos coletivo e horizontal. O Curto-Circuito Piracicaba, programação fundadora desta plataforma, reúne espaços interdependentes e auto-geridos da cidade e seus convidados, numa programação, inicialmente paralela não oficial ao Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, agora totalmente autônoma a ele, na qual se realizam exposições, oficinas e rodas de conversa.

Organizadores: Ateliê BA 96, Atelier São Nikolao de Mira, Casa do Salgot ateliê cultural, Coletivo Piracema FDE Piracicaba, Espaço Cultural Bloco da Ema, Espaço Marilu Trevisan e Estúdio Aragem.

Apoio: Usina de Empreendimentos – Wilson Guidotti Jr/Balu

Casa do Salgot ateliê cultural

Natural de Piracicaba (SP - Brasil) - vive e trabalha na cidade. Bacharel em Publicidade – FAAP – Faculdade de Comunicações e Artes, formada em 1975 – São Paulo (SP). Trabalhou de 1974 a 2007 em agências de propaganda e empresas de comunicação na área de mídia em São Paulo. Nas artes visuais atua há mais de 20 anos com participação em diversas exposições individuais e coletivas. Participa na área das artes visuais no Conselho Municipal de Cultura de Piracicaba (SP). Proprietária e gestora do espaço Casa do Salgot ateliê cultural – Piracicaba (SP).


Leave a Reply