• Details
  • Gallery
  • Tags
  • More

AVer | mostra audiovisual | Ateliê Aberto [Campinas]

Home  /  País  /  Brasil  /  Current Page

AVer

Marilá Dardot no RUA [ruídos urbanos amplificados]
Gisela Motta e Leandro Lima na galeria
A_factory no espaço multiuso

Abertura | 10.08.12 | 20h – 24h
Som | Jura7 [Jurandy Valença]
Visitação | 13.08 – 18.09 | seg – sex | 14h – 18h ou com agendamento

O Ateliê Aberto apresenta, entre os dias 10 de agosto de 18 de setembro, a mostra AVer, com participação de Marilá Dardot, da dupla de artistas visuais Gisela Motta e Leandro Lima e do grupo A_factory, que fará uma performance na noite de abertura. O artista Jurandy Valença será o responsável pelo som da festa, com um set feito especialmente para o evento. Ainda dentro da programação, haverá 3 Mostras de Vídeo (Experimental, Video-arte e de Artistas de Campinas e região). O projeto é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

A artista Marilá Dardot ocupará a fachada do Ateliê Aberto com seu trabalho intitulado Um Grande Livro. Simulando os marcadores de livros que a artista utiliza para compor seus arquivos de trabalho, lâminas coloridas serão inseridas na fachada, transformando-a em um imenso livro imaginário participou de exposições coletivas como a 27a e a 29a Bienal de São Paulo (2006-2010), Os dez primeiros anos (Instituto Tomie Ohtake, 2011), Panorama de Arte Brasileira (MAM-SP, 2005 e 2007). Sua mais recente exposição individual foi Novas Pinturas (Galeria Vermelho, 2012).

Gisela Motta e Leandro Lima apresentam dois trabalhos que ficarão expostos na galeria. ARCO-ÍRIS baseia-se em um fenômeno designado “persistência da visão”, exigindo um exercício de percepção do observador.  A instalação forma um arco composto por luzes de cores primárias (vermelho, verde e azul) cadenciadas numa medida capaz de formar as 7 cores visíveis dos arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente. O deslocamento em velocidade dessa fonte cria, através de persistência da luz na retina do observador, um arco suspenso no espaço. Em EJECT (ejetar), instalação criada com fitas adesivas reflexivas de um ponto específico da sala, a dupla cria a ilusão de perspectiva, como se a palavra estivesse no espaço tridimensional e não na parede. Desde 1998 participam de diversas mostras coletivas no Brasil e também de internacionais como: 1º Bienal fin del mundo, Ushuaia, AR, 10º Bienal de Havana-integração e resistência na era global, Havana, CU, Höhenrausch.2, OK_Centrum, Linz, AU e Supertemporal – International videoart today, Kulturhuset Museum, Stockholm, SE. Foram agraciados com o 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, SESI CNI, 13º Prêmio Cultura Inglesa Festival, 8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, e CIFO 2010 – Cisneiros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA.

O grupo de live art A_factory surgiu em 2009 a partir de encontros de artistas de diferentes áreas, que experimentavam processos híbridos nas artes, utilizando-se de diversas linguagens, meios e tecnologicos. No projeto AVer, eles se apresentam na abertura, dia 10 de agosto, com o trabalho MOLOTOV FRAME, uma trilogia eletrônica, composta pelos lives Glauber Machine, Kynemas Fluxuz, Poez Pix. Um repertório inédito que o grupo A_factory leva ao público como resultado de seus dois anos de trabalho formando uma zona live, um ensemble explosivo que dispara poéticas híbridas e arrisca o limite entre o acabado em o feito ao vivo.
Integrantes: Pedro Rocha, Flávio Lima e Paloma Kiss.

As sessões de vídeo serão divididas em três eixos temáticos e ocorrerão no CineCaverninha (Ateliê Aberto) durante a programação da mostra AVer.

– Experimental- curadoria Henrique Lukas [Ateliê Aberto]

– Video-arte – curadoria Natasha Marzliak [pesquisadora e vídeo-artista]

– Vídeo – artistas de Campinas e região – Mariana Maurer [mostra Curta de Campinas] + Poltrona Filmes

 

Realização                               


Apoio                                                            

 

 


Comments

  1. […] 10 de agosto 2012. Campinas, Brasil AVer | mostra audiovisual | Ateliê Aberto organizado por Ateliê Aberto http://www.gestionautonomadearte.net/site/?p=874  […]

Leave a Reply